segunda-feira, 29 de abril de 2013

Rune Factory: A Fantasy Harvest Moon (DS)


Um Harvest Moon Diferente






Olá novamente pessoas! Hoje trago aos senhores mais um jogo, dessa vez, da série Harvest Moon. Este é: Harvest Moon – Rune Factory!


Confesso que sempre fui muito fã dos jogos de Harvest Moon. Eu comecei jogando os de game boy color (se eu não me engano...) e tinha chegado até o Harvest Moon: Friends of Mineral Town (GBA), que tinha virado meu favorito até então. Daí, descobri a existência de uma versão feminina do jogo, em que você joga com uma mulher, o More Friends of Mineral Town. Aí sim tudo tinha ficado perfeito! Cheguei a jogar o Innocent Life (muito bom também), e o wonderful life. 


Só que, tinha ficado só nesses. Foi então que consegui jogar no Nintendo DS. E fiz questão de jogar um jogo que era meu sonho de consumo até então, que era exatamente esse Harvest Moon – Rune Factory. 


Homens fãs de Harvest moon: *babando ovo para a garota ao lado*
  
Ainda não zerei o jogo, mas darei todas as informações que obtive do que tenho jogado até agora. Primeiro de tudo, o que diabos difere o Harvest Moon – Rune Factory dos outros Harvest Moons? Simplesmente tudo, meu caro amigo! 

A proposta desse game foi mudar um pouco o foco do velho clichê de cuidar da fazendinha e das plantações, para incrementar dungeons e monstros para enfrentar! Isso mesmo, Harvest moon virou um típico RPG. De início, pensei que seria algo bizarro como isso:


HÁ! SINTA A DOR DA MINHA ENXADA NO MEIO DA SUA FACE, OGRO MALIGNO!



Mas não, felizmente me enganei, hehe. Na verdade, o interessante é que lugares como a library, ou o ferreiro, ganharam novas utilidades em Rune Factory. No ferreiro por exemplo, você passa a comprar espadas, lanças e escudos. Quando antigamente, nos outros jogos, você apenas aprimorava suas ferramentas para usá-las melhor na fazenda. Nesse, você pode fazer os dois que citei. Já na library, você agora, ao invés de só ler livros de tutoriais de como fazer as coisas e receitas para cozinhar, você também compra livros de MAGIAS para usar nas dungeons. 


Outro fator interessante nessa versão do jogo é os animais. Estes não existem mais nessa versão. Mas calma! Vocês ainda poderão coletar leite, mel e lã à vontade. Os animais na verdade foram substituídos por monstros específicos que você pode domar para usar nessa produção.


Na verdade, você agora pode domar qualquer monstro do jogo, só que alguns, que se assemelham a vacas, galinhas e ovelhas, produzem esses produtos que citei acima. Já outros, podem batalhar, e tem ainda os que podem colher os vegetais e regar as plantas. Assim como os animais, eles vão ganhando afinidade com você conforme o tempo passa.



Temos que pegar todos! Pokébola, VAI!



Outra coisa que mudou e incrementou mais ainda o jogo foram as dungeons, onde ficam esses monstros. Cada dungeon tem uma estação. E no que essa estação influenciaria? Bem... Você pode plantar dentro das dungeons, o que é muito eficaz e... Acredite, você vai aproveitar isso muito bem. Primeiro porque em tais estações você não poderia plantar tais vegetais, mas dentro de uma dungeon, você tem um local para plantar os vegetais que você quiser o ano todo. (Desde que estes sejam compatíveis com a estação da dungeon)



Dungeon dos noobs =) (que eu apanhei demais no começo ;-;)



Fora isso, também é possível pescar e minerar nas dungeons. E ir às dungeons e matar o boss final (sim, tem boss.), pode te fornecer itens e te fazer avançar na história do jogo. Para casar com as garotas, por exemplo, será melhor você ter terminado todas as dungeons, ou algumas dungeons específicas.


Essas mudanças todas só tiveram a melhorar o jogo, que agora, além de você viver a vida calma na fazenda, poderá experimentar emoções e batalhas nas dungeons. 


Ok, agora que já falamos do que esse jogo se difere dos demais, vamos à questão da história, jogabilidade e personagens. 



História




A história do primeiro Rune factory é relativamente simples. Você é um sujeito que não se lembra sequer do nome, que está vagando por aí sem rumo, morrendo de fome e todo desidratado. Daí, você é salvo por uma garota que se chama Mist. Essa garota de alma muito bondosa (e MUITO estranha também) resolve te ajudar, e te faz trabalhar na fazenda dela.

 E de repente aparece um monstro do nada (calma, pessoas, não aparecem monstros do nada na sua fazenda não, é só no início), ele ameaça atacá-los. E então, o que fazer? Matá-lo na enxadada, lógico! E então, heroicamente, Raguna (como foi batizado o protagonista caso você não escolher outro nome), brande sua gloriosa enxada e assim derrota o monstro. 


Mist fica toda cheia de “OH, MEU HERÓI!” (tá, não exatamente assim.) e diz que você é especial e tem todo um dom e blá, blá, blá. (por isso disse que ela é estranha, mal te conhece @_@) Ela basicamente começa a babar ovo pra convencer você a cuidar logo da fazenda dela. 


E é assim que começa a história! Depois disso, você passa a ir às dungeons e descobre melhor do porquê de estar ocorrendo tudo isso. Além de, claro, ir conquistando o respeito de todo mundo da cidadezinha por seus feitos.



Personagens




  Agora vem a parte interessante! Nesse tópico, me limitarei mais quanto às mocinhas com quem você pode casar, e talvez até alguns personagens interessantes que eu ache que valha a pena falar.


Primeiro de tudo, devo falar sinceramente que essa versão me decepcionou um pouco em quesito dos encontros, do sistema de afinidade, etc. Achei tudo relativamente simples, e espera eventos como em Harvest Moon: Friends of Mineral Town e também sua versão feminina. Achei que poderia ter uma maior variação de diálogos, porque eu realmente queria poder conhecer melhor as personagens, além de ver novos diálogos para variar um pouco... 


Pelo menos NO PRIMEIRO TÍTULO de Rune factory, acho que careceu bastante nesse ponto. Mesmo assim, as personagens não deixam de ser interessantes.



Todas as meninas com quem você pode casar... E o Raguna, claro. (Espero que não o tenham confundido com uma garota)



Agora, vamos a cada uma delas:




Mist



A garota com quem você se encontra logo no início do jogo (e a que eu acho a mais bonita também.). Ela é um tanto excêntrica e a maior parte do tempo vai ficar te explicando como funciona o jogo. Ou seja, um pouco difícil paquerar ela sendo que a maior parte do tempo ela está te falando como plantar, como fazer isso e aquilo. 


Também é fã de rabanetes e sempre quis ver uma Emery flower. Já foi bastante amiga da Rosetta na infância, mas atualmente as duas são rivais. (ainda não descobri porquê.) É definitivamente a mais feminina das duas. xD




Bianca

A metidinha e ricaça do jogo. Vive presa dentro da mansão exceto em eventos ou finais de semana e também já quis que o pai comprasse a cidade toda... Ou seja, um tanto insuportável, mas se você aturá-la e quiser casar, é fácil (ela é a mais barata das garotas...). Basta conversar com ela. Até porque, pra alguém tão rica como ela, presentes não bastam! A menos que você queira que ela diga: “Ai, meu pai compra coisa melhor. Que presente mixuruca u.u”. Case-se com esta aqui e você vai ser ricaço =). (/n)



Felicity


A garota que de felicidade não tem nada. (Essa foi péssima...) É filha do prefeito da cidade, ou seja, se você casar com ela, vai ser o todo poderoso! (/n) No começo do jogo, ela é uma garota de saúde fraca, mas que mesmo assim resolveu ajudar trabalhando em uma loja. 



Lara


Trabalha como enfermeira na clínica, e é aquela que sempre vai estar te enchendo o saco quanto à sua saúde. Só pra ter noção, a cada dungeon nova que você vai, ela te dá bronca ao invés de ficar feliz por você. Sempre está preocupada com a saúde dos outros. 


Lynette


Infelizmente essa daqui eu não sei opinar, ela aparece bem depois no jogo. Porém, ela é uma comandante da Sechs Country.




Mei


 Muito mais velha do que você imagina, essa garota que mais parece uma criança é um pouco difícil de se lidar. Ela gosta de ficar sozinha e adora peixes e pesca. Ela veio de uma terra muito longe e praticamente VIVE na Inn. Está lá a maior parte do tempo, quando não está, ou fica na praia ou na montanha. 



Melody


Garota bonitinha, bastante sociável e simpática. Ela cuida da casa de banhos, e raramente sai de lá. Quando sai, você também pode vê-la no lugar onde está Sharron (na frente da Kasimir Ruins), com quem fez amizade. Para conquistá-la não é muito difícil, basta tomar bastante banho na casa de banhos dela. Então, pode ser que ela acabe sendo uma das primeiras com quem você fará amizade.



Rosetta


 Filha do dono da General Store, ela ajuda o pai dela fora da loja também. É ela que irá até sua fazenda comprar os seus itens. É totalmente o oposto da Mist e tem um jeito de moleque. Aparentemente, ela e Mist são rivais, apesar de eu considerar que quem tem maior implicância é a própria Rosetta. Não tem muito mistério conquistá-la, dê presentes, converse, e pronto.



Sharron


Mulher bonitona que está sempre na frente da Kasimir Ruins. Ela investiga sobre o poder misterioso que vem lá de dentro. É bastante misteriosa, e eu a considero um pouco anti-social e bem séria. Ela é bastante amiga da Melody e em alguns dias é possível vê-las no mesmo local.



Tabatha


Empregada que trabalha para Bianca e o pai dela. Ela que tem que aturar o pai e a filha, um que come pra caramba e a outra metidona, fazendo a comida e limpando. E pior que ela não liga. (Haja paciência para cuidar de um gordo que come mais de sete vezes por dia.) Ela guarda um segredo por detrás do chapéu dela, que só você sendo amigo dela para saber.


Tori


A timidazinha e acanhada de todas. Gagueja frequentemente e tem dificuldade em expressar o que sente. É o completo oposto do irmão Zavier (moleque). Trabalha na Library e é bastante gentil. É toda sonhadora e isso por vezes pode torná-la estranha. (Tipo achar que o fato do Raguna ter amnésia é legal.) Um dia ela gostaria de viajar pelo mundo.



Enfim, essas foram todas as garotas! Resumidamente, lógico, porque ainda tem mais a se saber sobre cada uma delas. Você tem como se casar e até ter um filhinho com elas. Algumas têm pré-requisitos para que se possa propor casamentos. E isso pessoal, melhor pesquisar... 



Outros detalhes



Em questão das músicas... Há uma música para cada área. A cidade tem uma música, sua fazenda tem outra, e o lugar onde ficam as dungeons também. Cada dungeon tem seu próprio tema musical e o de sua fazenda também muda a cada estação. Não sei opinar muito quanto às músicas, mas eu gostei de boa parte delas. 


Também foram chamados voice actors para fazer a voz de cada personagem, mas eles só falam no comecinho das conversas. Falam coisas como: “Bom dia”, “Boa tarde”, “Seja bem-vindo!” e afins. Mesmo assim é uma coisa nova que não tinha visto nos outros Harvest Moons que joguei.


O traço diferente e não infantilizado só teve a incrementar no jogo, fazendo-o ficar com um visual mais adulto e menos caricaturado. Acho que isso se adequou bem mais a esse, que é mais voltado para o RPG. Além de que, dá muito mais gosto se casar e etc com garotas mais bonitas e mais adultas.








Conclusão


Eu recomendo e bastante esse jogo. Em quesito das garotas e dos namoros esse primeiro Rune Factory pode não chegar aos pés dos outros jogos, mas é uma ótima opção para quem quer algo diferente do usual. Eu recomendo tanto para fãs antigos como para fãs novos, que buscam um pouco mais de ação. 


Para um experimento inicial, acho que fizeram muito bem, logo analisarei as sequências e opinarei sobre elas. Então é isso, espero que tenham gostado! Abaixo segue o trailer do jogo:

Trailer




 

 

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Creio eu que nessa versão vc não tem essa opção. Mas creio eu que depois de 1 ano tu já deve ter descoberto isso.

      Excluir
    2. vim do futuro dizer q o corona n acabou :(

      Excluir
  2. Da série de games de rune factory só conheço o 4 que se pode escolher o gênero

    ResponderExcluir
  3. Online Casino 2021: Get your bonus NOW - Karangpintar
    The Karangpintar Casino Online 2021 온카지노 도메인 list is packed full of casino games for you to enjoy!

    ResponderExcluir
  4. Pena que só pode se casar com uma, queria todas (menos a criança), tipo um harém mesmo.

    ResponderExcluir

Seja da hora. Críticas? Construtivas! =D